Internato Médico

MED7037-12103T – Internato Médico IV – Saúde do Adulto – Cirúrgico


Objetivos educacionais:

  1. Familiarizar os estudantes com os procedimentos relacionados aos cuidados perianestésicos do paciente cirúrgico:
    1. Avaliação pré-anestésica
    2. Cuidados transoperatórios
    3. Cuidados pós-anestésicos imediatos
  2. Oportunizar a realização de procedimentos aos estudantes:
    1. Preparo de drogas anestésicas e adjuvantes
    2. Ventilação sob máscara facial
    3. Laringoscopia e intubação traqueal
    4. Punção lombar
    5. Cateterismo vesical
    6. Sondagem gástrica
    7. Outros
  3. Interpretação de parâmetros de função cardiovascular, respiratória, neuromuscular, da termorregulação e da consciência (BIS) durante o período perianestésico.
  4. Treinamento em relato de casos anestésicos

Orientações gerais

Como recomendação inicial peço que usem todos os equipamentos de proteção individual a que terão acesso no Centro Cirúrgico. Adotem também conduta de distanciamento, evitando aglomerações nas áreas de refeição e corredores do Centro Cirúrgico. Lembrem-se de que qualquer um pode ser portador assintomático do vírus SARS-Cov-2, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal administrativo, pacientes e familiares. Não negligenciem os cuidados de segurança e ficarão menos propensos a contrair a COVID-19.

Ao chegarem ao Centro Cirúrgico, apresentem-se um dos médicos residentes de anestesiologia para designação das atividades.

Algumas regras operacionais do estágio:

  1. Local do estágio: Centro Cirúrgico do HU-UFSC.
  2. Horários:
  3. O horário oficial de início das atividades é às 8 horas. Para melhora aproveitaram o momento de indução das anestesias, quando existem mais oportunidades para participarem dos procedimentos, sugiro que cheguem ao CC com antecedência de 30 a 45 minutos. À tarde, as atividades do estágio iniciam às 13 horas.
  4. O período de estágio é de seis horas diárias de segundas a sextas-feiras, exceto nos feriados.
  5. Os estudantes poderão optar por realizarem o estágio no período da manhã ou no período da tarde, quando houver mais que três estudantes escalados para o estágio. A divisão em turmas deverá ser comunicada ao monitor e ao professor.
  6. A presença no estágio deve ser registrada diariamente na caderneta de presença e assinada pelo residente ou anestesiologista que acompanharam no período.
  7. Os estudantes devem registrar os procedimentos de que participaram no Logbook disponível no moodle.ufsc.br. São necessários, no mínimo, 3 registros completos por semana de estágio. Os alunos ainda não matriculados deverão preencher a planilha fornecida pelo monitor para registro das atividades.
  8. Semanalmente, a turma que está no estágio matinal deverá apresentar um caso clínico ao professor responsável pelo estágio, às sextas-feiras às 8:00). Os alunos só estagiarem no turno vespertino também deverão fazer sua apresentação de caso clínico na sexta-feira pela manhã, para obtenção da nota.
  9. Ocasionalmente, por impedimento do professor (férias, congressos, etc), os alunos gravarão suas apresentações no TEAMS, segundo instruções dadas pelos monitores, para posterior feedback do professor e atribuição de nota.
  10. Um modelo para as apresentação de caso clínico está disponível no site do internato para orientar o conteúdo da apresentação. A escolha do tema dos slides é dos alunos.
  11. As apresentações em formato .pdf deverão se adicionadas ao repositório localizado no bloco do estágio no Moodle do estágio.
  12. Os estudantes devem participar de treinamento em manuseio das vias aéreas, conduzido pelos monitores da disciplina (Alexandre Holzbach Jr.). As datas e horários serão notificados pelo monitor com antecedência. Como pré-requisito para participação do treinamento, está a visualização prévia do curso de intubação orotraqueal ministrado pelo professor disponíveis nos links abaixo: 

Aula 1

Aula 2

Aula 3

SISTEMA DE NOTAS DO ESTÁGIO

As notas do estágio são atribuídas segundo o seguintes parâmetros:

a) participação procedimentos anestésicos documentada no Logbook do estágio – até 4 pontos

b) apresentação do caso clínico – até 4 pontos

c) participação no workshop de gerenciamento de vias aéreas – até 2 pontos

12. Eventuais dúvidas, consultem o professor.

Att.

Prof. Getúlio R de Oliveira Filho

Planilha para uso dos internos ainda não matriculados na 12a fase: LogBook Internato IV Anestesiologia.