Grupo Acadêmico de Interesse em Anestesiologia

Contexto

O Grupo Acadêmico de Interesse em Anestesiologia é integrado por estudantes do curso de medicina da UFSC, a partir da sexta fase, que demonstram interesse em aprofundar conhecimentos na anestesiologia, difundir a anestesiologia e educar pacientes e o público leigo sobre a aspectos relacionados à especialidade.

Objetivos

Grupo Acadêmico de Interesse em Anestesiologia tem como objetivos: (a) propiciar aos estudantes interessados na especialidade oportunidades para aprofundar conhecimentos em anestesiologia, através de estágios, workshops e aulas teóricas; (b) participar da concepção, criação e teste de simuladores de baixa fidelidade para o ensino da anestesiologia; (c) educar pacientes e a população em geral sobre a especialidade.

Metodologia

O Grupo Acadêmico de Interesse em Anestesiologia é gerenciado pelos estudantes membros que formam a diretoria, sob a orientação do professor de anestesiologia. As atividades consistem em: produzir material educacional sobre a anestesiologia dirigida aos pacientes do HU-UFSC (folders, palestras, orientações); auxiliar no desenvolvimento de simuladores para o ensino de técnicas de anestesia regional, de manuseio das vias aéreas para estudantes interessados; promover workshops para treinamento em anestesia regional e manuseio de vias aéreas; representar a anestesiologia nos eventos da SEPEX e outros dentro e fora da UFSC.

Justificativas

O Grupo Acadêmico de Interesse em Anestesiologia se justifica pelo papel educativo sobre anestesiologia junto aos pacientes do HU, à população leiga em geral e aos estudantes de medicina. Além disto, proporciona aos participantes oportunidades extras de aprimoramento científico e prático na especialidade de Anestesiologia. As atividades envolvem diretamente, médicos residentes e anestesiologistas do HU-UFSC, que atuam como instrutores e facilitadores dos workshops e produção de material educativo, multiplicando o número de profissionais envolvidos em atividades de extensão na área de anestesiologia.

Para participar

O(a) candidato(a) deverá

  • ser aluno(a) do Curso de Medicina da UFSC;
  • haver cursado a Disciplina Optativa de Anestesiologia
  • ser aprovado em Processo Seletivo específico

Contatos:

Ian Novy Quadri