Disciplina de Anestesiologia – Plano de ensino

DISCIPLINA OPTATIVA DE ANESTESIOLOGIA

PLANO DE ENSINO

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

  • Código: CLC5701-06103
  • TÍTULO: Princípios de Anestesiologia Clínica
  • TIPO: Disciplina optativa
  • Pré-requisito: Conclusão da quinta fase do Curso de Medicina
  • DOCENTE: Prof. Dr. Getúlio R de Oliveira Filho
  • DEPARTAMENTO: Departamento de Cirurgia
  • HORÁRIO: 18:10 – 20 horas
  • CRÉDITOS (30 horas-aula) = 2

OBJETIVOS GERAIS:

  1. Apresentar aos alunos os princípios gerais da anestesiologia
  2. Apresentar aos alunos os princípios farmacológicos dos fármacos anestésicos e coadjuvantes
  3. Apresentar aos alunos os princípios éticos que regem o exercício da especialidade

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ao término do curso da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

  1. descrever e explicar os princípios éticos relacionados à anestesiologia
  2. entender e ser capaz de realizar avaliação pré-anestésica
  3. entender e ser capaz de descrever o funcionamento dos monitores básicos de anestesiologia
  4. descrever os princípios de ação dos fármacos anestésicos em nível de receptores, com ênfase em receptores GABA e opoides
  5. descrever e compreender os mecanismos, fármacos, métodos de administração e complicações da anestesia geral
  6. descrever e compreender os mecanismos, fármacos, métodos de administração e complicações da anestesia regional
  7. compreender a dinâmica do centro cirúrgico quanto aos aspectos organizacionais e gerenciais
  8. descrever as vias e mecanismos da dor aguda
  9. planejar a analgesia pós-operatória
  10. entender os princípios da monitorização avançada em anestesiologia: cardiovascular e do sistema nervoso central
  11. Entender a farmacologia do sistema nervoso autonômico
  12. Ser capaz de realizar, em ambiente simulado, intubação traqueal e bloqueios nervosos periféricos.
  13. Entender os princípios da ventilação mecânica e manusear os controles de ventiladores mecânicos 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AULAS

  1. O que todos os estudantes de medicina deveriam saber sobre anestesia
  2. O que é anestesia e como os anestésicos funcionam: as bases clínicas e farmacológicas da anestesia
  3. Avaliação pré-anestésica
  4. Monitorização perianestésica
  5. Anestésicos locais – farmacologia e usos clínicos
  6. Anestesia neuraxial
  7. Anestesia inalatória – farmacologia e manuseio
  8. Anestesia venosa total – farmacologia e manuseio
  9. Bloqueio neuromuscular – farmacologia e manuseio
  10. Farmacologia e manuseio da dor aguda

WORKSHOPS  

  1. O ambiente do anestesiologista no Centro cirúrgico
  2. Avaliação pré-anestésica
  3. Anestesia neuraxial
  4. Vias aéreas
  5. Anestesia regional
  6. Ventilação mecânica

CRONOGRAMA:

Datas e responsáveis disponibilizadas no ambiente Moodle de apoio a cursos presenciais da UFSC

METODOLOGIA DE ENSINO

  1. Aulas expositivas, com discussão em classe dos tópicos apresentados e exercícios práticos e/ou escritos. O Moodle institucional da UFSC , é utilizado como instrumento de suporte da disciplina, devendo, portanto, ser acessado todas as semanas pelos alunos.
  2. Workshops para aquisição de habilidades práticas e comportamentais.
  3. Simulação em laboratório de habilidades 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

  1. Os conhecimentos dos alunos serão avaliados por dois testes objetivos parciais semestrais, contendo a matéria administrada (P1 e P2).
  2. A média final (MF) será́ calculada conforme a seguinte formula: MF = (P1 + P1) / 2
  3. Conforme a Resolução do Conselho Universitário 017/CUn/97, de 30/09/97:
    1. A frequência mínima obrigatória é de 75% das aulas.
    2. O aluno que obtiver nota final entre 3,0 e 5,5 e frequência suficiente poderá, ao final do semestre, realizar uma prova de recuperação de todo o conteúdo.
    3. A nota final será calculada a partir da média simples entre a nota final obtida durante o semestre e a nota obtida na prova de recuperação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Anestesiologia para estudantes de Medicina– A disciplina dispõe de um livro eletrônico, disponibilizado no ambiente MOODLE para apoio a atividades presenciais, com o conteúdo da disciplina, indicado para complementar o conteúdo das aulas teóricas.

 


 

Translate »