Informativo 2 – O medo de ficar acordado durante a anestesia geral

23/06/2015 13:19

O que é a consciência durante a anestesia? Quando ela ocorre?
É dita quando o paciente sob anestesia geral consegue se lembrar de fatos ocorridos enquanto estava anestesiado. Vale destacar que algumas vezes os pacientes podem sonhar durante a anestesia, acreditando estar acordado e serem memórias reais, mas isso não caracteriza a consciência transoperatória.

Qual a frequencia de consciência durante a anestesia?
É um fenômeno raro e improvável de ocorrer em uma anestesia sob condições normais. A incidência geral estimada é de 1 a 2 casos a cada mil anestesias, sendo na maioria das vezes muito breve e não traumática.

Quais fatores aumentam o risco de se ter consciência durante a anestesia?
Entre os fatores que aumentam o risco são: sexo feminino, não utilização de tranqüilizantes antes da anestesia. Outros são relacionados à técnica de anestesia ou aos equipamentos utilizados. As cirurgias mais relacionadas foram as obstétricas e cardíacas.

Se eu tiver consciência durante a anestesia, vou sentir dor?
Não. Em geral a consciência durante a anestesia geral é muito rápida e normalmente não é acompanhada de dor. As impressões individuais sobre esse efeito são muito variáveis, podendo para alguns pacientes ser mais traumáticas que para outros. Pode haver sensação de pressão sobre a área da cirurgia, dor, medo ou pânico. Vale lembrar que além do medicamento para fazer o paciente “dormir” são utilizadas medicações para que não haja dor durante a operação.

Existe alguma forma de o médico saber que estou acordado?
Sim. Atualmente já existem aparelhos que mostram o grau de sono, sendo cada vez mais empregados nas anestesias.

 

PROJETO DE EXTENSÃO – Download – Informativo 2

Apoio – PROEX

Comments