Informativo 1 – Anestesia sobre a coluna

23/06/2015 13:11

O que é a coluna vertebral?
A coluna vertebral é uma estrutura formada por ossos, chamados de vértebras e pela medula espinhal, conhecida por espinha propriamente dita. Esta estrutura é envolta por um líquido, o “líquor”, popularmente conhecido por “liquido da espinha”. Estas anestesias podem ser basicamente de dois tipos: a raquiana e a anestesia peridural. Quando elas são realizadas, é possível que a pessoa seja mantida acordada, mas sem dor na operação, normalmente realizada abaixo do umbigo.

Como é a anestesia peridural?
A anestesia peridural é um tipo de anestesia aplicada no espaço peridural da coluna vertebral, ou seja, a agulha não atinge o espaço onde está o líquido da espinha. Esta anestesia tira basicamente a dor.

Como é a anestesia raquiana?
A anestesia raquidiana consiste na aplicação de anestésico onde está o líquido da espinha. O paciente não sente dor e perde a sensação do toque.

Quais as indicações de anestesia peridural ou raquiana?
As principais indicações são para cirurgias abaixo do umbigo, principalmente as ginecológicas, obstétricas, urológicas, para reparação de hérnias, cirurgia sobre o reto e ânus e nas pernas.

Quais os riscos das anestesias peridural ou raquiana?
Como qualquer outro procedimento médico, há riscos associados com a anestesia sobre a coluna. Pode-se citar os riscos dos procedimentos que envolvem agulhas, como infecção. Outros efeitos colaterais possíveis podem ser a diminuição da pressão arterial, dor de cabeça e coceira. Os riscos são pequenos quando acompanhado por médico anestesiologista.

Quais as contraindicações de anestesia peridural ou raquiana?
As contraindicações são: recusa do paciente em ser submetido à anestesia, impossibilidade de posicionar o paciente para realização a anestesia e quando há aumento da pressão no cérebro do paciente, doenças de coagulação, infecções de pele no local da punção e na presença de algumas doenças neurológicas.

FOLDER – PROJETO EXTENSÃO Download – Informativo1

Apoio – PROEX

Comments