Informativo 4 – Anestesia para o parto

23/06/2015 13:28

Por que o trabalho de parto dói?
Apesar de o trabalho de parto ser natural e fisiológico, a maior parte das mulheres apresenta dor moderada a intensa durante o mesmo. Essa dor possui diversas causas: dilatação do colo do útero, contração e distensão do útero, distensão dos tecidos e dos músculos para preparação do canal de parto.

Como ter um parto sem dor?
Isso só ocorre se for feita anestesia na coluna, deixando um pequeno cateter para injeção de anestésicos. Os anestésicos são injetados no decorrer do trabalho de parto.

Como é feita a analgesia para o parto normal?
A técnica mais utilizada é a anestesia sobre a coluna. Essas técnicas tiram a dor com poucos efeitos sobre a mãe ou o bebê.

Quais são as contra-indicações da anestesia do parto normal?
A realização de anestesia na coluna é contra-indicada quando sabidamente a mãe possui alergia ao medicamento anestésico ou se a mãe possui próteses de coluna, doenças de coagulação ou infecção no local da injeção.

Quais são os riscos da analgesia do parto normal?
Como qualquer outro procedimento médico, há riscos associados com a anestesia sobre a coluna. Pode-se citar os riscos dos procedimentos que envolvem agulhas, como infecção. Outros efeitos colaterais possíveis podem ser a diminuição da pressão arterial, dor de cabeça e coceira. Os riscos são pequenos quando acompanhado por médico anestesiologista.

Ao realizar uma anestesia para o parto normal aumenta-se o risco de se necessitar de cesariana?
Não.

Como é feita a anestesia para a cesariana?
É utilizada a anestesia pela coluna ou a anestesia geral.

 

PROJETO DE EXTENSÃO – Dowload – Informativo 4

Apoio – PROEX

Comments