Informativo 3 – Alergia e anestesia

23/06/2015 13:24

O que é alergia?
Alergia é o resultado de uma reação anormal do organismo frente a uma droga estranha a ele. Um indivíduo com predisposição à alergia e que tenha contato com uma substância estranha pode se sensibilizar a ela. Em uma outra exposição à substância ele poderá apresentar desde alterações de pele leves até alterações da Pressão e da Respiração.

Qual a importância da alergia para o médico anestesista? Por que devo informar meu médico sobre alergia?
A sala de cirurgia é um local único, em que o paciente é exposto a diversas drogas e substâncias em um curto período. Em caso de alergia prévia, informe seu médico para que ele tome as medidas preventivas.

O que é choque anafilático
O choque anafilático nada mais é que uma reação alérgica grave, de inicio rápido e que resulta em queda da pressão arterial, problemas na circulação, oxigenação, nos pulmões e coração, podendo levar à morte.

Qual o risco de acontecer choque anafilático durante a anestesia?
A incidência é variável. Estima-se que possa ocorrer entre 1 a cada 10 mil anestesias ou 1 a cada 20 mil anestesias.

Quem tem risco de fazer choque anafilático durante a anestesia?
Alguns grupos de paciente tem risco aumentado para alergia, tais como: trabalhadores de saúde, pacientes com operações prévias, pacientes com rinite ou asma, pacientes com alergias a drogas, entre outros. Profissionais como cabeleireiras também apresentam risco maior, devendo ser informado ao médico e investigado adequadamente. Ainda, pessoas com alergia a banana, Kiwi e nozes podem ter um risco maior de alergia.

Como prevenir um choque anafilático durante a anestesia?
Não há como prevenir o choque anafilático. Não existem testes ou exames de Laboratório. O mais importante são os dados da entrevista pré-anestésica e informar o medico se já teve alguma reação alérgica, principalmente se ela foi grave e necessitou de atendimento médico.

Como saber se eu terei choque anafilático à anestesia?
Não há como saber. Há casos em que o paciente já teve uma reação grave antes da operação. Nesse caso, um médico alergista deverá realizar testes para observar se há ou não alergia para um grupo de substâncias

PROJETO DE EXTENSÃO – Download – Informativo 3

Apoio – PROEX

Comments